Tv Net Voz - Pacotes Meo, Pacotes Vodafone, Pacotes Nos

Escola Secundária João de Deus

37° 1' 8.0" N, 7° 55' 18.5" W

Liceu João de Deus
Liceu Central de Faro
Escola Secundária João de Deus

História
Curiosidades

História

O Ministério das Obras Públicas anuncia, em 1941, a construção de um edifício no Alto de Sto António para instalação do ensino liceal que funcionava no Liceu João de Deus (em homenagem a João de Deus Ramos), actual Escola Secundária Tomás Cabreira. O aumento do número de estudantes (população escolar de 700 alunos) e consequente falta de salas de aula para todas as disciplinas foi o principal motivo desta decisão. As obras iniciam-se dois anos mais tarde.

Em 1948, o liceu é renomeado para Liceu Central de Faro, por não existir outro na região. É também neste ano que são concluídas as obras de construção do novo edifício. O Liceu Central de Faro passa então a funcionar no edifício do Alto de Sto António. A Cerimónia de abertura, presidida pelo então Ministro da Educação Dr. Fernando Pires de Lima, deu-se a 28 de Abril de 1948 com a entrega oficial do edifício ao Ministério da Educação Nacional.

18 anos mais tarde, em 1966, o liceu volta ao nome Liceu de João de Deus.

Após o 25 de Abril de 1974 o ensino em Portugal sofre grandes alterações que vêm a ser colocadas em prática até 1979. O ensino liceal e técnico são extintos em 1975: surgem os cursos gerais unificados e os 10º e 11º anos (ex 6º e 7º anos). Assim, em 1978, o Liceu de João de Deus passa agora a chamar-se Escola Secundária João de Deus. No ano seguinte começa a leccionar o 12º ano.

Em 1986 voltamos a ter grandes mudanças no ensino em Portugal. O Curso Geral Unificado (7º, 8º e 9º ano) é transformado em 3º ciclo do Ensino Básico o que, por conseguinte, leva a Escola Secundária a não continuar o ensino destes anos escolares, ficando apenas com o ensino secundário (não obrigatório), ou seja, 10º, 11º e 12º anos. Este processo não é imediato, pois em 1986 não havia ainda capacidade nas novas escolas (acabadas de construir ou ainda em construção) para todos os alunos do novo 3º ciclo do ensino básico, por isso, a Escola Secundária João de Deus continuou a leccionar o 9º ano até 1990.

A partir de 2009, o ensino secundário passa também a ser obrigatório até à idade de 18 anos e/ou o seu término.


Curiosidades

curiosidade A Escola Secundária João de Deus, como instituição, começa em 1836, como Liceu Nacional de Faro, mas apenas foi oficializado a 3 de Janeiro de 1851 por Decreto da Rainha D. Maria II e funcionava no Seminário de São José. Em 1908, o Liceu é transferido para o edifício da actual Escola Secundária Tomás Cabreira, onde ficou até 1948. Aqui, na Escola Secundária João de Deus, durou até à extinção dos Liceus em 1975.

curiosidade O Prof. Dr. José Neves Júnior foi professor de geografia nesta escola.

curiosidade O Prof. Dr. Joaquim Magalhães foi professor de português nesta escola onde exerceu também a função de Reitor

curiosidade No cimo da entrada do edifício encontramos um brasão onde está a seguinte frase escrita:

"A ESCOLA NÃO É TORTURA NEM BRINQUEDO É SIM ESTUDO
NÃO É CARCERE NEM PATEO É SIM TEMPLO JOÃO DE DEUS"

Esta frase não é de fácil leitura a olho nú e verifico que muitos farenses, mesmo tendo aqui estudado (eu inclusivé), não têm conhecimento da sua existência... descobri-a através desta fotografia tirada com zoom apenas com o intuito de fotografar o brasão.

curiosidade Entre outros, aqui estudaram: Almeida Carrapato, Casimiro de Brito (poeta) Gomes Guerreiro(1º reitor da Universidade do Algarve), José Manuel Tengarrinha (historiador e professor universitário), Laginha Serafim (engº e prof universitario), Leonel Neves (escritor), Lídia Jorge (escritora), Luísa Neto Jorge (escritora), Romero de Magalhaes (historiador), Tossam (artista plástico), Maria Elisa Barreiras.

curiosidade Comparação da cidade que rodeia esta Escola. São 60 anos frente a frente:

curiosidade Antes do 25 de Abril de 1974, quando ainda existiam o ensino liceal e o ensino técnico profissional, a discriminação social dava-se a nível Nacional, porém em Faro há uma curiosidade interessante de lembrar: os alunos da Escola Comercial e Industrial chamavam aos alunos do Liceu pela alcunha de Bifes. Estes resolvem responder apelidando os alunos da Escola Comercial e Industrial com a alcunha de Costeletas.




curiosidade Desde 2010 até 2012, esta Escola sofre grandes alterações na sua estrutura. Este vídeo mostra alguns passos dados nesta remodulação. Durante 2011, tanto a "casa dos Bifes" como a "casa dos Costeletas" estão em obras, sendo profundamente refeitas. (Video de autoria de Youtube user: BEESJD)





Obras consultadas

Sites:
- http://www.esjd.net/
- http://www.educ.fc.ul.pt/
- http://aaaeiad.com/
- http://web.usal.es/
- http://educar.no.sapo.pt/CRONOLS.htm
- http://dre.pt - Diário da República Electrónico
- http://www.sg.min-edu.pt - Ministério da Educação e da Ciência